[Desatualizado] Warhammer 40K: O Que Você Precisa Para Jogar

Existe uma versão mais atualizada desse artigo… Clique no Link

Link_rit_2_TWW
Caso vc more em uma caverna esse é o Link


Antes de começarmos a falar de regras e como colecionar o seu exército favorito, vamos dar uma olhadinha no que mais você precisa para jogar 40K. à primeira vista parece muita coisa, mas muito disso você já tem em casa, ou é bem fácil de providenciar. O resto você consegue comprar junto com as miniaturas à preços bem acessíveis:

Oponente

Bem, como o Warhammer 40K é um jogo de guerra, espera-se que pelo menos dois exércitos se enfrentem… então você precisa de pelo menos UM oponente para jogar CONTRA você. Você pode apresentar o jogo para a sua família e seus amigos, e conseguir que eles joguem com você. Mas se você é de Campinas ou das cidades próximas, você já está no blog certo para encontrar adversários, já que este é blog do nosso clube, formado por jogadores de 40K 😉

Se você é de outra região do país, cadastre-se já no fórum Warhammer Brasil – é lá que os jogadores de 40K de todo o Brasil se reúnem para trocar idéias e conhecer novos oponentes. Foi assim por exemplo que o nosso clube foi formado!

Mesa

A mesa de uma partida “oficial” (usada em campeonatos) de 40K é de 4″ x 6″ (pés), o que dá cerca de 1,22m x 1,83m. Mas é claro que você não precisa de uma mesa EXATAMENTE deste tamanho – algo próximo já está muito bom. Este tamanho é ideal para partidas entre exércitos de 1500 à 2000 pontos. Se você está começando, dificilmente você terá tudo isso de miniaturas, então pode jogar em mesas menores sem problema.

Esta mesa é bem menor que a oficial, mas é perfeita para um jogo com apenas este número de miniaturas.

Regras

Sendo um jogo, Warhammer 40K tem as suas regras – logo o livro de regras se faz necessário. Como o 40K é um jogo que existe faz uns 30 anos, várias edições dele já saíram, sendo que a atual é a quinta edição. A dica que eu dou é: NÃO COMPRE O LIVRO DE REGRAS DA QUINTA EDIÇÂO AGORA! O novo livro de regras – a sexta edição – deve ser lançado em meados de agosto deste ano, então você vai acabar gastando dinheiro à toa no livro atual. É claro que você pode optar por comprar o livro da quinta edição e continuar jogando com ele com seus amigos, se preferirem – mas geralmente o resto do Brasil e do mundo vai começar à usar as novas regras, então isso pode limitar um pouco quem queira jogar contra você.

Livro de regras da Quinta Edição

Para não ficar de braços cruzados, claro que aconselho que você comece à jogar com a quinta assim que possível – você pode jogar com que já é experiente e ir aprendendo as regras, enquanto não compra o livro. Sem contar que muitas regras permanecem as mesmas entre as edições, então vale à pena se inteirar sobre como a quinta edição funciona 😉

Codex

Como cada exército tem suas peculiaridades e regras específicas, sabiamente a Games Workshop decidiu lançar as regras de cada exército num livro separado – desta forma, o livro de regras não precisa ser uma “bíblia”, para acomodar todas as regrinhas, até aquelas que se aplicam à uma única miniatura específica.

Logo, além do livro de regras, você precisa do codex do seu exército. Saber qual é o codex certo para o seu exército pode ser um pouco confuso à princípio, mas é na verdade bem simples:

  • Cada exército tem um codex de mesmo nome – exemplo: os Eldar utilizam o “Codex: Eldar”, Grey Knights utilizam o “Codex: Grey Knights”, com as seguintes exceções:
  • Dark Angels Space Marines utilizam o “Codex: Dark Angels”;
  • Black Templars Space Marines utilizam o “Codex: Black Templars”;
  • Space Wolves Space Marines utilizam o “Codex: Space Wolves”;
  • Blood Angels Space Marines utilizam o “Codex: Blood Angels”;
  • Os demais capítulos de Space Marines (Ultramarines, White Scars, etc) utilizam o “Codex: Space Marines”.
Codex: Necrons

Miniaturas

Esta é a parte mais óbvia – como estamos falando de um jogo de miniaturas, você precisa de… miniaturas! Claro que se você e seu oponente concordarem, você podem até jogar com bolinhas de papel e tampinhas de garrafa – mas aí se vai grande parte da diversão.

Mas que miniaturas utilizar? Para saber isso, você precisa consultar o codex do seu exército. Lá estão descritas todas as unidades (esquadrões, tanques, etc) que o seu exército pode utilizar, e mostra as miniaturas que pode ser usadas em cada um deles. No 40K , você precisa de no mínimo dois esquadrões de “tropas” (dois esquadrões de 5 a 10 Space Marines) e um “HQ” (comandante – como um capitão dos Space Marines, por exemplo). Por isso você precisa consultar o codex do seu exército e ver quais são as opções de tropas e HQ disponíveis. Nós vamos falar mais disso no próximo artigo 😉

Miniaturas: Qual é o seu exército?

Cenários

Além da mesa, você precisa criar um campo de batalha em cima dela para as suas miniaturas lutarem até o fim. Campos de batalha geralmente tem prédios, montanhas, ruínas, veículos abandonados, crateras, muros, trincheiras… muito disso você pode criar em casa, e pintar com as mesmas tintas para a pintura de miniaturas, criando cenários bonitos e práticos. Existem também vários cenários prontos para você comprar, caso não se sinta tão criativo. Se nenhuma destas opções é possível no momento, uma simples toalha verde pode virar um gramado ou uma toalha branca pode virar um campo nevado, e livros podem se tornar montanhas… o que importa é criar lugares interessantes para as suas miniaturas se protegem do fogo inimigo e tornar a batalha mais interessante!

Mesa simples: uma toalha e poucos cenários.

A mesa não precisa ficar forrada de cenários – uma conta boa é é dividir a mesa em quatro quadrantes, e espalhar pela mesa elementos de cenário capazes de cobrir cerca de um quadrante inteiro.

Dados

“Cubo” de dados

Assim como nos RPGs, os combates de 40K são decididos nos dados. Claro, cada miniatura tem seus atributos, mas eles só tornam mais fácil ou mais difícil uma rolada de dados, ou influencia no número de dados que você rola. O Warhammer 40K só utiliza dados de seis faces (do mesmo tipo que você utiliza no WAR), chamados de D6s, para facilitar. Você vai precisar de muitos deles, já que geralmente você rola 6, 10, 20 dados de cada vez, dependendo do exército e da unidade que for usada. As caixas básicas já vem com uns dez dados, mas você pode comprar eles em práticos “cubos” de dados com 27 unidades. Eles vem em uma caixa que também serve de dado, que é bem prático para fazer a contagem de turnos. eles podem ser adquiridos aqui e aqui. A vantagem destes é, que além da embalagem, eles vem com os dados de “scatter” e artilharia, que são especiais para o jogo – mas você não precisa obrigatoriamente deles, e se preferir, você pode comprar quaisquer D6s que preferir, no eBay e outros sites, ou na sua comic shop favorita.

D6s + Scatter e Artillery dice.

Fita Métrica

O quanto suas miniaturas andam por turno, se o seu disparo alcança aquela unidade inimiga… tudo no Warhammer 40K é medido, por isso você precisa de uma fita métrica.

Muito provavelmente você já tem uma em casa. Pode ser qualquer fita métrica, desde aquelas flexíveis de corte e costura até aquelas retráteis (trenas) usada por marceneiros engenheiros (estas são as mais populares e indicadas, inclusive). Mas você pode usar até uma régua, se quiser (a caixa básica acompanha varetas plásticas divididas em polegadas) – o legal da fita retrátil é que ela pode ser “dobrada”, o que ajuda muito pra saber se os seus marines vão conseguir andar o suficiente naquele turno para se esconder atrás daquela esquina. O importante é que tudo no Warhammer 40K é medido em polegadas, então a sua fita ou régua tem que ter esse tipo de medida. Se tudo mais faltar, basta lembrar que uma polegada equivale à 2 centímetros e meio, aproximadamente 😉

Fita métrica retrátil (trena)

A fita não precisa ser grande, 1 metro e meio é mais que o suficiente!

Templates

Além de fita métrica, o 40K se utiliza de um kit de “réguas”, conhecidos como templates (gabaritos). Eles são muito úteis para se determinar que foi atingido por um míssil ou uma explosão, assim como um lança-chamas. Pode parecer estranho, mas eles são muito fáceis (e divertidos!) de se usar. Consulte o livro de regras 😉

Templates: Lança-chamas e explosão (grande e pequena)

Tempo

Uma partida de 40K pode variar bastante de duração – enquanto uma partida com o conteúdo de uma caixa básica pode durar de 30 minutos à uma hora, uma partida de mais de 2.000 pontos pode durar um dia inteiro. Então é importante saber quanto tempo você tem disponível para um partida, já que assim você pode decidir o tamanho dos exércitos envolvidos. Sua experiência também conta – quanto mais por dentro você estiver das regras, mais rápido o jogo flui, pois há menos paradas para consultar o livro e resolver cada situação.

2 comentários em “[Desatualizado] Warhammer 40K: O Que Você Precisa Para Jogar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s