Dropzone Commander: FAQ (Parte 1 de 3)

Com o lançamento do site do Dropzone Commander, várias dúvidas foram sanadas. Apesar do site não apresentar regras gratuitas nem nenhuma forma de Quick Start Rules, ele apresenta um FAQ, que dá alguma idéia de como o jogo funciona e do que está por vir.

No site na verdade estão apresentados três FAQs: um de regras, outro de modelismo e outro feral do site e do jogo. Vamos nos concentrar neste artigo em apresentar somente o FAQ de regras. Os demais FAQs podem ser vistos aqui e aqui.

Além destes FAQs, o site também conta com várias opções de starters para começar o seu army, além de apresentar melhor cada uma das quatro facções do jogo – fui informado pelo criador do jogo que existem sim planos para novas raças e unidades para as raças existentes no futuro. Por isso, logo depois que apresentarmos as três partes deste FAQ (ele é bem extenso), vamos fazer uma pequena pausa em nossas séries de apresentação dos exércitos de Warhammer 40k e frotas de Firestorm Armada, para apresentar a tradução do fluff destas quatro facções presentes no Dropzone Commander.

Espero que gostem!

O Ano é 2670

Uma Era de Ouro da humanidade passou para a história.
Um tempo em que a humanidade avançou implacavelmente sem oposição através das estrelas que há muito já foi esquecido.

O planeta Terra e os os Mundos Centrais foram perdidos para um inimigo formidável, o Scourge.
A esmagadora invasão deste terrível inimigo pôs abaixo os domínios do homem.

Os remanescentes da civilização humana agora vivem um um grupo de planetas de fronteira.
Esparsamente espalhados e subdesenvolvidos, eles são fracas sombras as glórias passadas da humanidade.

Entretanto, esta não é uma era sem esperança.
A humanidade encontrou força nova, unidade e propósito nestes tempos de infortúnio.
As colônias estão passando por um período de expansão dinâmica e vigorosa,
sem igual na história de nossa raça, unida sob um ideal comum – Reconquista.

os exércitos das Colônias Unidas da Humanidade marcha em direção da antiga terra natal do homem,
lutando contra o terrível Scourge, um mundo de cada vez. Vários inimigos e aliados os aguardam nesta jornada;
uma odisséia através das estrelas em direção à um objetivo reluzente – a Terra.

O Jogo

Você adentra neste universo nos primeiros dias da ambiciosa invasão humana para retomar os planetas centrais do Scourge. Batalhas sangrentas e um conflito épico aguarda, enquanto raças, generais e indivíduos escolhem os seus lados. Se você está lutando pela humanidade, pelo Scourge ou para os seus próprios fins, a escolha é totalmente sua!

Dropzone Commander (DzC) é um wargame de ficção científica na escala de 10mm, para batalhas em massa entre dois ou mais jogadores. As regras foram criadas para gerar jogos dinâmicos e eficientes, que podem ser jogados em uma mesa de 60×60 cm (mas mesas maiores também servem!).

As regras são baseadas num sistema de ativação alternada, que mantém a ação constante e envolvente. Elas também são escaláveis, e englobam desde pequenas escaramuças a embates titânicos de metal e poder de fogo. Isto é obtido sem nunca sacrificar o caráter das unidades em individual, mantendo a diversão e a imprevisibilidade da batalha.

Uma grande variedade de máquinas de guerra estará à sua disposição, mas não subestime a importância do humilde soldado de infantaria.

O jogo é construído em torno do conceito da rápida disposição e remanejamento de suas forças utilizando dropships, exemplificando o estilo de combate nos campos de batalha do futuro. Isto cria uma experiência tanto tática quanto de ação rápida, onde o pensamento rápido e toques de genialidade geralmente conquistam a vitória.

Muitas informações adicionais sobre as regras podem ser encontradas no FAQ (abaixo) e na seção de downloads do site. Planeja-se adicionar muito mais conteúdo nas próximas semanas.

Visão geral

Qual é o aspecto mais único dos jogo?

O foco em dropships é o aspecto mais único do jogo. Os modelos e as regras foram criadas em torno deste conceito desde o primeiro dia. Mover as suas tropas por terra também leva à alguns cenários interessantes (pense em Falcão Negro em Perigo!)

Quão fáceis são as regras de se aprender?

Nós ensinamos playtesters que nunca encontramos antes de jogarem o jogo, e ao fim de uma partida de 3/4 de hora eles tinham aprendido a maior parte das regras. Feedback confirma que as regras são bem acessíveis.

O jogo utiliza tabelas de referência?

O jogo se utiliza de umas poucas tabelas de referência, que facilmente cabem em uma única folha de referência. Entretanto, as informações das unidades são bastante complexas, logo até você estar realmente familiarizado com o seu exército, é melhor que você tenha uma cópia do livro de regras à mão.

O jogo precisa/usa tokens e templates?

O jogo utiliza um número pequeno de tokens. Existem também três templates de explosão (que também são utilizados para determinar se um avião tem espaço suficiente para aterrissar). A maioria dos outros tokens são opcionais e raramente necessários, então se você não gosta de sujar o seu majestoso campo de batalha com tokens abstratos, uma pequena quantidade de anotações é o suficiente.

Quão extensas são as regras?

As regras são um tanto extensas, e cobrem todos os aspectos do jogo. Já que este é um jogo de batalha de tamanho completo, as regras cobrem várias áreas. Elas tem cerca de 15.000 palavras de extensão, incluindo explicações – o que dá em torno de 35 páginas tamanho A4 pages, incluindo vários gráficos.

Qual é a visão geral das estrutura dos turnos?

Um turno é composto de três fases distintas: 1) Iniciativa – rolar iniciativa, utilizar certas habilidades especiais, rolar para reservas, etc. 2) Ações – jogadores se revezam ativando um grupo de combate por vez, na ordem da iniciativa, fazendo todas as ações de cada esquadrão dentro dele (mover, atirar, etc). 3) Conclusão – utilizar quaisquer habilidade de fim de turno, checar condições de vitória.

O que é Ativação Alternada, e como isso funciona?

Dropzone Commander ié um jogo baseado em ativação alternada. Isso significa que os jogadores se revezam para ativar “pedaços” de seus exércitos, conhecidos como Grupos de Combate. Eles geralmente contém um modesto número de esquadrões que geralmente tem relação entre si. Por exemplo, um Grupo de Combate de apoio pode incluir caça-tanques e artilharia. Alguns são mais flexíveis que outros – é mais fácil pensar neles como mini listas de exército.

Exércitos geralmente contém cinco Grupos de Combate, em jogo médio-grandes. É o tamanho dos Grupos de Combate, não o seu tamanho, que geralmente aumenta junto com o tamanho do jogo. Desta forma fica fácil manter o controle das coisas, e cada turno não contém um número gigantesco de ativações. É uma boa idéia marcar sutilmente (com marcações, etc) a que Grupo de Combate cada unidade pertence.

Às vezes a ativação de um oponente pode ser interrompida por certas ações (tais como fogo de reação de defesa aérea e interceptação de caças). De toda forma, você não precisa esperar muito tempo antes de ter uma chance de reagir às ações do seu oponente. Uma força descomunal raramente pode ser posta em ação de uma única vez.

Quanto em média dura uma partida?

Um jogo normal com um exército de bom tamanho (algo entre o tamanho das ofertas de exércitos Grande e Mega) dura cerca de 2 a 3 horas, com os jogadores conhecendo as regras razoavelmente bem. Obviamente isso depende muito dos cenários, etc, mas a maioria das partidas deve ser possível de se jogar numa noite de jogo normal. Os jogos geralmente duram 6 6 turnos.

Todas as facções receberão atualizações no futuro, ou vocês vão focar apenas em facções novas?

Todas as facções receberão suporte por igual! O mais provável que novas raças serão lançadas juntamente com as expansões, que vão incluir novas histórias, avanços no enredo, novas regras, cenários e novas unidades para todas as raças existentes. Hawk Wargames irá sempre dar suporte para aquele que já investiu, ao invés de força-lo à usar o exército mais novo  – “power creep” é algo que será evitado à todo custo!

Como os novos lançamentos serão representados nas regras?

Quaisquer novas unidades que não estão no livro de regras vão ter seus stats disponíveis online gratuitamente assim que forem lançadas. Se elas forem lançadas à frente de uma expansão maior, as regras serão impressas nesta expansão também.

Como vocês vão lidar com quaisquer problemas de regras e balanceamento que possam vir a surgir?

Obviamente, QUALQUER sistema de regras será utilizado, mesmo que parcialmente, para torneios, e apesar de estarmos sendo o mais diligentes possível, temos certeza de que haverão coisas que deixaremos passar ou que não previmos. Seria irreal e arrogante sugerir o contrário – existem muitas coisas para se levar em consideração em um jogo que envolve tanta coisa (ainda mais num jogo novo como este!)

No mundo moderno, acreditamos que a melhor forma de resolver problemas à curto prazo será lançar atualizações em PDF gratuitamente. Desta forma não te custará nada, e todo mundo terá acesso rápido à quaisquer mudanças que talvez sejam necessárias. Você não terá que pagar por quaisquer erros que cometermos!!

Obviamente haverá uma 2a. edição em algum momento do futuro, e ela incluirá mais que apenas algumas alterações!

Eu gostaria de ver como o jogo funciona na vida real. Vocês planejam lançar algo qie dê aos jogadores um exemplo geral de como se joga este jogo?

Nós estamos trabalhando para conseguir que um dou dois clubes com os quais estamos trabalhando escrevam battle reports. isso geralmente funciona bem para dar às pessoas uma amostra do jogo, e achamos que também será muito bom ouvir pessoas não relacionadas à nossa empresa falando sobre o DzC! Isto infelizmente não será postado nas próximas poucas semanas, por causa do nosso calendário apertado e da grande carga de trabalho que temos agora.

As quatro facções são distintas em termo de jogabilidade?

Todas as quatro facções tem estilos de jogo distintos. Falaremos muito mais disso no futuro, mas por enquanto aqui vai uma breve descrição:

UCM são os mais equilibrados, com a habilidade de por em campo um bom número de tropas. A UCM também tem várias opções de poderio aéreo, como o fantástico Seraphim. Suas dropships são as mais baratas do jogo e termos do custo em pontos, e desta forma eles geralmente conseguem algumas unidades de solo à mais na mesa do que as outras raças.

Os Scourge são rápidos, agressivos e devastados à curta distância. Jogadores mais astutos são os que mais vão se beneficiar das suas habilidades, já que se as suas unidades ficarem expostas, elas aguentam menos dados que as unidades de outras raças. Eles também tem várias unidades fora do padrão (como o Desolator), o que lhes dá algumas formas diferentes de ataque.

A PHR tem a maior de opções de armas e upgrades, assim como algumas das unidades mais fortes do jogo. O que lhes falta em números lhes é compensado em qualidade. Praticamente todas suas opções são melhor equipadas que as suas equivalentes, mas geralmente elas custam mais pontos.

Os Shaltari operam de forma bem diferente das outras raças, já que eles usam portais de teletransporte para de mover e realocar no campo de batalha. Isto dá ao jogador uma grande variedade de opções táticas. Suas unidades tem blindagem leve, mas isso é compensado pelo uso das suas ‘medidas defensivas passivas’ (Passive Countermeasures) – todas elas envolvendo escudos de energia que na prática dão à elas um saving throw contra tiros de qualquer força ou alcance.

O jogo funciona com mais de dois jogadores?

Sim, o jogo funciona bem com qualquer número de jogadores, mas 2-4 é o recomendado. Algo mais do que isso pode deixar o jogo mais arrastado, À menos que cada jogador controle um Grupo de Combate ao invés de um exército – isto não está oficialmente nas regras, mas pode ser uma forma mais fácil de apresentar o jogo á novos jogadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s