Jogue SAGA Gastando Pouco

logo-saga2

Ontem nós falamos sobre o SAGA, um wargame “skirmish” sobre a Idade das Trevas. Dando uma rápida folheada pelo livro, é fácil perceber que este é um jogo bem barato de se começar – com exércitos que variam entre 17 à 73 miniaturas, este é um jogo barato o suficiente para um jogador casual construir dois exércitos para jogar com os amigos.

Mas ele pode ser ainda MAIS barato!

Vamos dar uma olhada nestes Starter Sets da Gripping Beast. Estes kits contém de 4 dos 6 pontos que formam um exército completo de SAGA (à menos que você esteja jogando partidas maiores, é claro), e eles variam entre 33 Libras (kits dos Anglo-Dinamarqueses, Irlandeses e Vikings, entre outros) à 72 Libras (Galeses de Strathclyde). E eles contém cerca de 25 miniaturas, com alguns kits contendo mais do que isso, como o dos Skraelings, que contém 37 miniaturas e custa 50 Libras. Alguns exércitos contém cavalaria, então fica difícil de dar um valor preciso, mas geralmente cada miniatura acaba custando cerca de 1,3 Libras, mais ou menos, o que é um ótimo custo-benefício se comparado à certos wargames de fantasia e ficção científica, já que estes têm o custo do licenciamento e design adicionado aos modelos, e já que qualquer fabricante pode fazer um modelo histórico de 25-28mm, os preços precisam se manter baixos para que as empresas se mantenham competitivas. Em comparação, um Esquadrão com 10 Space Marines custa 23 Libras, o que nos dá um custo de 2,3 Libras por modelo. Mas as miniaturas históricas podem custar ainda menos, se considerarmos que a miniatura do Warlord que faz parte destes kits geralmente custa mais caro que as outras.

Se formos falar sobre personagens, a diferença fica ainda maior. Em 40k, um personagem dos Space Marines pode ter um custe de  11 a 14 Libras, enquanto as miniaturas da Gripping Beast dos SAGA Heroes of the Viking Age tem preços que variam entre 3,50 a 7 Libras.

E só estamos falando dos modelos da Gripping Beast até agora. Apesar da Gripping Beast ser o fabricante oficial da miniaturas do SAGA, chegando até a re-embalar suas miniaturas em pacotes de 4 a 12 miniaturas de acordo com as regras do SAGA, eles não são o único fabricante de miniaturas históricas disponível. Como estamos falando de miniaturas de 25 a 28mm, de metal ou não, há uma grande de lojas e fabricantes para se escolher, com os mais variados níveis de qualidade, preço e custo-benefício, à sua disposição. mas o que eu quero falar aqui neste artigo é com relação à miniaturas de plástico.

Como você já deve saber, a maioria dos fabricantes está tentando substituir suas miniaturas de metal por alternativas em plástico ou resina, já que o custo do material para a fabricação de modelos em metal tem aumentado à cada dia. A mesma coisa está acontencendo com as miniaturas históricas – mesmo com as miniaturas históricas em metal ainda custando menos que as miniaturas de plástico de outros jogos, vários fabricantes estão começando à lançar kits em plástico, que chegam à preços absurdamente baixos.

Veja isso: a Gripping Beast está vendendo caixas com 44 Vikings de plástico por apenas 20 Libras! Isso é menos que meia Libra por miniatura! Ainda com a conveniência de serem modelos “multi-part”, que você pode montar em quaisquer poses e combinações que desejar, e ainda pesam menos que as minis de metal. Estas miniaturas não vêm com bases (já que nos wargames históricos o tamanho e formato das bases muda de acordo com cada sistema de regras; jás os kits de miniaturas de SAGA já vem com as bases redondas apropriadas),mas isso pode ser facilmente resolvido com estes pacotes de bases da Renedra, que custam 2,5 Libras e contém 40 bases de 25mm, além de uma base oval (que você pode usar para o seu warlord/herói), com um custo aproximado de 0,06 Libras por base.

Claro, estas caixas podem parecer um exagero, já que você não conseguirá cobrir todo o tipo de unidades presentes no seu exército com uma única caixa, mesmo com 44 miniaturas dentro delas. Você ainda precisará de arqueiros, lanceiros, cavaleiros, etc, e todos estes tipos de modelos não estão presentes em uma única caixa. Mas isso é algo possível de se fazer dentro do seu clube ou com alguns amigos que estejam interessados em começar a jogar SAGA com você. Vocês podem comprar juntos umas três caixas diferentes e então dividir o conteúdo delas entre vocês.

Dê uma olhada nestas caixas (clique nas imagens):

Vikings da Gripping Beast
Vikings da Gripping Beast
Saxões da Gripping Beast
Saxões da Gripping Beast
Viking Huscarls da Wargames Factory
Viking Huscarls da Wargames Factory
Viking Bondi da Wargames Factory
Viking Bondi da Wargames Factory
Saxon Thegns da Wargames Factory
Saxon Thegns da Wargames Factory
Saxon Fyrd da Wargames Factory
Saxon Fyrd da Wargames Factory
Norman Knights da Conquest Games
Norman Knights da Conquest Games
Norman Infantry da Conquest Games
Norman Infantry da Conquest Games

Misturando diferentes caixas de diferentes fabricantes, você consegue uma grande variedade de miniaturas, não apenas com diferentes poses, mas também com um mix bom o suficiente para montar diferentes tipos de unidades, ainda tendo várias miniaturas de sobra. É claro que algumas unidade específicas ainda precisarão de miniaturas de metal, mas ainda assim você acaba economizando bastante na montagem do seu warband ao utilizar minis de plástico, e estas caixa ainda podem ajudar bastante na montagem de um segundo exército (ou mesmo um terceiro) para apresentar o jogo aos seus amigos e ajudá-los à economizar com você.

Numa olhada rápida, fica a impressão que você só conseguirá economizar tudo isso se montar exércitos de Vikings, Anglo-Saxões ou Normandos, mas isso não é verdade – veja aqui as miniaturas das outras facções e você vai perceber que várias delas são intercambiáveis, podendo-se fazer Anglo-Dinamarqueses usando as caixas de saxões, ou bretões com as caixas dos Normandos 🙂

Não deixe de conferir, começar a jogar wargames históricos é mais fácil e barato do que você imagina!

Post escrito por um dos fundadores do CAW:

960

3 comentários em “Jogue SAGA Gastando Pouco

  1. para era viking da para criar facções variadas com um grupo grande de vikings genéricos, só fazer umas mudanças aqui ou ali e pinturas adequadas né.
    mas, e para comprar?
    qual sua recomendação.
    direto com eles, vai ter custos adicionais de importação, envio,
    forma de pagamento seguro.
    se tiver informação a respeito, estou interessado.

    1. Isso depende – eu diria para você olhar no livro do SAGA quais são as armas para cada tipo de unidade, e ver os sprues de plástico contidos em cada caixa (isso você consegue ver no site dos fabricantes, clique nas imagens do post) e ver quais caixas possuem as opções de armas adequadas. Eu particularmente utilizaria Vikings com cota de malha para hearthguard e com roupas simples para warriors e levies.

      Quando onde comprar, ambos os fabricantes (com exceção da Conquest Games, eles são novos no mercado) tem uma reputação sólida, logo eu não teria medo de comprar com eles. Com certeza você terá custos de envio, e taxa de 60% sobre o total do pedido quando ele passar na alfândega, de for parado pela Receita.

      Outra opçãp é http://www.thewarstore.com, uma loja online americana muito bem conceituada pelos wargames brasileiros.

  2. Reblogged this on e comentado:
    Conversando com o Adriano do Campinhas At War, um dos 4 ou 5 grupos realmente organizados e dedicados a wargames diversos pedi a ele para publicar no Eu Gosto de Jogar esta interessante matéria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s