Android: Netrunner LCG

Android: Netrunner é um LCG (Living Card Game) que tem como temática um futuro cyberpunk distópico, onde megacorporações monolíticas possuem e controlam a grande maioria dos interesses humanos. Enquanto os cidadãos corporados tenta marcar pontos avançando suas agendas, eles têm de proteger suas propriedades intelectuais da elite e subversiva hackers conhecidos como Netrunners.

Imagem 

Nova Ordem Mundial

Os avanços tecnológicos têm permitido às empresas a empurrar a experiência humana a alturas inimagináveis​​. A humanidade tem colonizado a Lua e Marte. Computadores poderosos e tecnologias neurobiológicas têm permitido aos cientistas criar mapas digitais da mente, capacitando novas inteligências artificiais inteligências e interfaces com o cérebro eletrônico. Vão longe os dias do mouse e do teclado. A maioria dos usuários pode transferir dados através de interfaces neurais, conectando seus cérebros diretamente em seus computadores e, além deles, a rede onipresente.

Todo mundo confia na rede, o que tudo vê, tudo ouve. É a grade que circunda a Terra e se estende para o sistema solar. A mais fluxos de dados através da rede a cada segundo do que nunca foi expressa nos primeiras cinco mil anos de língua escrita. É uma rede de vigilância, um sistema financeiro, e uma biblioteca. É a espinha dorsal da civilização moderna. É também a maior fraqueza das megacorporações tem.

Há aqueles que caçam constantemente por falhas nas medidas de segurança corporativas. Eles caçam para diferentes fins. Alguns esperam para expor a hipocrisia desses gigantes empresariais. Construídos sobre o trabalho dos drones maltratados,  empobrecida e mantidos no lugar por monopólios fraudulentamente legitimados. Alguns querem explodir as paredes que escondem segredos corporativos e inaugurar uma nova era de informação livre. E outros simplesmente querem fazer algum dinheiro rápido, conhecendo segredos e transformá-los mercadoria no  mercado negro. Estes operadores desonestos com o hardware, software e talento nato para explorar as corporações maiores fraquezas são os individualistas conhecidos como Netrunners.

Esta é a introdução retirada e traduzida do link oficial: http://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite.asp?eidm=207

Imagem

Gusula: Ontem (15/05/13) Eu(Gusula) e o Phobos jogamos 03 partidas em minha casa.  Apesar de eu não ser o maior fã de cards games, me surpreendi com o jogo. É muito dinâmico, rápido, divertido e simula um mundo fantasioso muito apreciado mas pouco explorado, que é a batalha entre os hackers e as corporações na rede mundial de computadores. Quem já jogou a temática cyberpunk sabe do quê eu estou falando.

De um lado um usuário de computador com um hardware pesado e com muitos softwares violentos e do outro lado a corporação com seus firewalls e senhas, em uma corrida que pode acabar com a vida do hacker ou com a exposição dos segredos da corporação.

Recomendado.

Phobos: Falando um pouco mais dos aspectos do jogo, ele é um Living Card Game, o que quer dizer que seu formato não é vendido em Boosters separados assim como Magic: The Gathering e outros CCG (Collectible Card Games), ou seja o seu formato é fecha e você sabe exatamente quais cards está comprando em cada expansão, o que é uma vantagem ao jogador competitivo, afinal, esse formato estimula a composição de decks únicos para cada jogador. Normalmente jogamos um formato fechado de 3 jogos (cada jogador joga uma vez com a Corporação e Runner, em caso de empate o terceiro jogo é o jogo para critério de desempate). Além disso o jogo é Assíncrono o que quer dizer que cada jogador tem um meta de jogo e joga de maneira relativamente diferente. O objetivo do Runner (Hacker) é invadir as Corporações e conseguir obter Agendas(que são seus compromissos e projetos complexos) , o Objetivo das Corporações é conseguir cumprir essas agendas antes mesmo que o Runner consiga colocar as mãos nelas, resultando em um jogo muito dinâmico, onde cada ação pode decidir a falha ou sucesso de um ataque ou defesa bem sucedidos. Esqueça os Card Games que você já jogou, os conceitos desse são muito diferentes dos padrões estabelecidos para o mercado em si.  O Design do jogo foi feito por Richard Garfield (o mesmo criador de Magic) e ele disse que esse foi o melhor design de “boardgame” que ele já criou em si. Netrunner existiu no passado como um CCG e infelizmente não fez tanto sucesso como seu irmão mais velho, porém até hoje existem pessoas fãs do jogo antigo e que possuem cards e jogam frequentemente, é possível inclusive encontrar por ai booster packs e decks lacrados da versão antiga, porém acredito que você não vai se arrepender da nova roupagem e estilos do Android: Netrunner.

Android: Netrunner - Casa do Fozzy
Android: Netrunner – Casa do Fozzy

Um comentário em “Android: Netrunner LCG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s