Estratégias dos Space Marines – Parte 1

white-scars

Estratégias marines

Como nosso clube está despertando jogadores marines, vou colocar algumas dicas do arm que melhor conheço. Os marines (bom, na verdade são os White Scars).

Inicialmente, comento  que estas estratégias se resumem ao códex dos ultramarines e seus “derivados”. Para Blood Angesl, Space Wolfs ou dark angels, estas informações valem somente em parte.

Primeira parte =Conceitos

01

Primeiro passo = um jogo de estratégia simula uma batalha, porem com uma boa dose de otimismo e fantasia. Nem as tropas de elite dos países mais militarizados não têm índices de acerto tão elevados quanto as infantarias de qualquer jogo de miniaturas que vc jogue. Mas em qualquer wargame, o segredo é colocar a unidade forte em determinada característica contra a tropa fraca em determinada característica. Trazendo para o warhammer 40k, por exemplo, é simplesmente colocar aquela mob de ork boys contra um squad de devastators ou os fire dragons eldar versos os terminators. Parece fácil, mas não é tão obvio assim.

Segundo Passo = Agora já no 40k, mas dentro do mesmo raciocínio, cada arm tem de potencializar o que tem de ótimo no seu arm. Orks vão dar carga, Imperial Guard atirar com templates, Necrons atirar em meia distancia… Mas e os marines? Os marines são bons em tudo, mas não são  OTIMOS em nada. E como que fica? A quem diga que eles são ótimos em armor save.

Os marines são muito customizáveis, eles fazem de tudo, mas nada com excelência. O modo que eles funcionam é uma unidade ajudando a outra. Assim o arm tem de andar de uma forma coesa. Isso quer dizer que nenhuma unidade pode distanciar muito das outras, caso contrário, irá durar somente um turno.

03

Terceiro passo – Coesão = As unidades marines tem de se ajudar o tempo todo, para o sucesso da missão. Como o armor save é de 3+, se algo der errado as vezes até dá para corrigir e não perder todo squad.

Se a sua estratégia for de tiro, posicione suas unidades de forma que as suas armas compartilhem os seus alcances.

Quando for dar carga em uma unidade adversária, primeiro atire com outra unidade para dar uma enfraquecida, ou de carga com duas unidades distintas em um mesmo adversário..

Segunda parte = unidades

Mesmo jogando com marines a 04 anos, tem algumas unidades que não conheço, assim será comentado somente unidades que conheço.

02

HQs

Os HQs marines não são tão poderosos individualmente, se comparado com outros arms, porem todos eles dão bônus para seus liderados. N 6 edição, a escolha do capítulo já determinam características, e a escolha do HQ as melhora.

Marneus Calgar

O grande HQ marine. Pouquíssimas pessoas jogam com o Calgar. Normalmente o custo não compensa os benefícios. Diferente, por exemplo do Ghazghkull Thraka que está em quase todas as listas orks, ele é muito caro. Fica muito bom com a Honor Guard, mas os custo somente permite que seja usados  em partidas de pontuações elevadas.

04

Captain Sicarius

Não dá bônus muito significativos para o arm, mas é uma boa opção de HQ de front, para dar porrada no close combat. Não concede muitos bônus para a tropa, exceto a que estiver joinado.

Cato Sicarius

Tigurius

Igual ao Marneus Calgar, muito bom, mas muito caro pelo que faz no jogo. Pode ser compensador se vc tiver uma estratégia com terminators.

Tigurius

Cassius

Gosto muito deste cara. Costumo colocar ele junto aos terminators dentro do land raider. T de 6 mais fell no pain o tornam um cara difícil de derrubar. Somente recordando que ele não pode ser customizado. Nada de bike, jump pack ou terminator armor.

Ortan Cassius

Chronus

Muito eficiente. O BS 5 melhora muito a pontaria das armas. Fora que o veículo que ele está começa a chamar muita atenção. Recomendo colocar no Predator, pois os Land Raider com seus 02 lascannons twin linked geralmente já acertam. Um problema nos jogos de kill point, se ele sobreviver ao veiculo.

Sgt. Antaro Chronus

Korsarro Khan

É o meu HQ. Na 6 edição ficou mais focado em bikes e infantarias. Muito útil para entrar out flank e atacar com armas de fogo. Por exemplo com meltas para veículos ou flamers para troops.

1000px-WS_Korsarro_Khan

Vulkan

Mesmo jogando com os White Scars, acredito que o melhor HQ marine é o Vulkan. É muito bom de briga, e permitir que suas unidades re-rolem as meltas e as flamer é uma vantagem gigantesca. O arm fica bom contra veículos e contra infantarias.

Vulkan

Lysander

Acho que é o melhor HQ de close combat dos marines, e é muito eficaz quando vc usa liderando os terminators. Bom de briga e  melhora as armas de fogo de sua tropa.

IF_Cpt_Darnath_Lysander

Pedro Kantor

É uma excelente opção para pontuações baixas. Ele é bom no jogo e concede bônus significativos. Prefered enemy, +01 de ataque para quem estiver a 12” e os Sterneguard podem ser usados para pegar objetivos.

CM_Pedro_Kantor_Rynn's_World

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s