Warmachine e Hordes: O Que Você Precisa Para Jogar

SummerRampage

 

Antes de começarmos a falar de regras e como colecionar o sua facção favorita, vamos dar uma olhadinha no que mais você precisa para jogar Warmachine ou Hordes(ou Ambos!). À primeira vista parece muita coisa, mas muito disso você já tem em casa, ou é bem fácil de providenciar. O resto você consegue comprar junto com as miniaturas à preços bem acessíveis:

Oponente

Bem, como o Warmachine e Hordes é um wargame, espera-se que pelo menos dois exércitos se enfrentem… então você precisa de pelo menos UM oponente para jogar CONTRA você. Você pode apresentar o jogo para a sua família e seus amigos, e conseguir que eles joguem com você. Mas se você é de Campinas ou das cidades próximas, você já está no blog certo para encontrar adversários, já que este é blog do nosso clube, formado por jogadores de WarmaHordes.

Se você é de outra região do país, entre em contato com a comunidade do Facebook Warmachine Brasil – é lá que os jogadores de Warmachine e Hordes de todo o Brasil se reúnem para trocar idéias e conhecer novos oponentes.

Mesa

A mesa de uma partida “oficial” (usada em campeonatos) de WarmaHordes é de 4″ x 4″ (pés), o que dá cerca de 1,22m x 1,22m. Geralmente tentamos manter o tamanho o mais correto possível, embora vc possa encontrar mesas de 1,20m x 1,20m. Para jogos demos apenas com Battleboxes, alguns demonstrativos da Privateer Press utilizam uma mesa bem menor, mas sinceramente encorajamos você a encontrar uma maneira de obter uma mesa do tamanho correto. Por exemplo, aqui no CAW utilizamos tampões de madeira de 60cm x 1,20m, dessa forma com 2 tampões temos uma mesa de Warmachine, com um tampão adicional, temos uma mesa de Warhammer 40k(1,80m x 1,20m), ou seja essa modularização nos permite jogar não só Warmachine e Hordes como outros jogos.

River_Table

Regras

Primal-MKII-Cover

Prime-MKii_Cover

Sendo jogos, Warmachine e Hordes tem as suas regras – logo um dos livros de regras se faz necessário. Obviamente você tem uma escolha a fazer, qual facção você vai escolher e qual te agrada mais. Se essa for uma fação de Warmachine você vai precisar conseguir o conjunto de regras inicial e principal que é atualmente o Warmachine Prime MKII. Caso você decida que vai jogar Hordes, você tem de conseguir o conjunto de regras inicial e principal que é atualmente o Hordes Primal MKII. Ambos jogos tem regras muito similares, porém algumas mecânicas são exclusivas de ambos, o que faz com que você possa jogar um jogo versus o outro, mas mesmo assim você tenha de saber o seu conjuntos de regras para que possa jogar com sua facção.

Não existem previsões para livros do MKIII no momento, mas existem diversos livros de expansão para ambos Warmachine e Hordes dentro do Universo do MKII, você vai querer obter esses livros posteriormente quando tiver entendido mais sobre o jogo.

Alternativamente, se você quiser iniciar o jogo, comprando uma Caixa Inicial para dois jogadores(Two Players Starter Box), a mesma vai te prover com um mini livro de regras daquele jogo em si, a TPSB de Warmachine vem com exércitos de Protectorate of Menoth e Khador, enquanto a de Hordes vem com exércitos de Circle Orboros e Legion of Everblight, obviamente se você não quiser comprar esses exércitos você necessitará de outras miniaturas e do livro base.

Forces of … Books

No cenário de Wargames é uma prática comum existir livros detalhando exércitos e suas unidades, e no Warmachine e Hordes não é diferente. Esses livros são chamados de Forces of Warmachine ou Forces of Hordes, seguido do nome do exército que você está colecionando.

Cephalyx-Force-Book Cryx-MKii_Cover Cygnar-MKII_Cover Cyrissbook Khador-MKII-Hardcover

 

 

 

 

 

Merc-MKII-Cover

PoM-MKii_Cover

Retribution_book

 

 

 

 

 

 

Circle_MKII_Cover Legion_MKII_Cover Minions_MKII_Cover_0 Skorne_MKII_Cover Troll_MKII_Cover

 

 

 

 

 

 

Nele existem regras detalhadas de diversas unidades existentes para seu exército, juntamente com as histórias das mesmas. A Privateer Press, manteve a expansibilidade desses livros com livros de expansão genéricos para todas as facções daquele jogo em si, dessa forma existem livros de expansão que detalham mais unidades, algumas regras específicas, e história para todas as facções do universo de Warmachine ou Hordes. Você pode querer comprar esses livros depois conforme for avançando no hobby, mas sinceramente tendo o livro básico e o Forces of … da sua facção já vai te dar bastante arsenal para saber o que comprar e o que não comprar em uma facção em si.

Não se espante logo nesse início, pode parecer coisas de mais para comprar, mas você tem de se lembrar que você mesmo que seja um colecionador não vai obter tudo da noite para o dia, e os lançamentos da Privateer Press não são como Magic: The Gathering, então você terá pleno tempo para se planejar e comprar sua facção ou até mesmo trocar e jogar com outras antes que saiam outros livros expandindo ainda mais o universo e te dando mais opções de compra. Lembrando que a versão MKII do Warmachine foi lançada em 2010 e estamos atualmente em 2015 com 3 expansões no curso de tudo isso, logo é melhor dar uma respirada e tentar encontrar qual é a melhor faction pra você agora.

Estou postando logo abaixo apenas como propósito didático quais são as expansões para cada um dos jogos na sua ordem de publicação.

Atualmente os livros de Expansão para Warmachine são:

Warmachine Wrath

Wrath_Cover

 

Warmachine Colossals

Collosals

Warmachine Vengeance

Vengeance_Cover

Atualmente os livros de Expansão para Hordes são:

Hordes Domination

DominationCover

Hordes Gargantuans

Gargantuans cover

Hordes Exigence

pip1059

Miniaturas

Esta é a parte mais óbvia – como estamos falando de um jogo de miniaturas, você precisa de… miniaturas! Claro que se você e seu oponente concordarem, você podem até jogar com bolinhas de papel e tampinhas de garrafa – mas aí se vai grande parte da diversão.

Mas quais miniaturas usar? como montar um exército efetivo? Bem a sessão passada do artigo cobriu isso, comprando os livros de regras e os Forces Of Warmachine ou Hordes de sua faction vai te dar uma ótima ideia do que você pode montar com uma quantidade de pontos combinadas com seu oponente. Normalmente, seguindo os livros básicos as quantidades de pontos são 15, 25, 35, 50 e etc. Quão maior a quantidade de pontos, mais miniaturas possivelmente você terá no combate(digo possivelmente por que pode-se apenas empregar miniaturas mais caras em pontos minimizando o número de miniaturas na mesa). A construção da sua lista já é algo particular e pessoal, obviamente você pode se sentir confuso e com um pouco de medo. Pois então ai vai a dica, sempre comece pela Battlebox, afinal a Privateer Press fez esses produtos balanceados para que você tivesse um start interessante. A partir dai tente montar uma lista de 15 pontos com ao menos uma unidade(nem que tenha de tirar um Warbeast ou Warjack do seu Battlegroup), essa unidade geralmente será composta de guerreiros com bases pequenas ou médias, podendo ter uma variação entre 1 a 5 pontos de vida, dependendo do tipo que você escolher. Apartir dai você pode ir expandindo seu exército. Sempre tenha em mente quais são seus feitiços e magias do Warlock/Warcaster, e no que ele pode ajudar suas unidades, Warjacks, Warbeasts e Solos.

Bem de qualquer forma, você vai precisar de uma representação visual das miniaturas e uma medida correta de base para poder jogar. Nós realmente recomendamos você a comprar as miniaturas oficiais da Privateer Press, obviamente dessa forma você estará ajudando o hobby e não só isso, terá menos dores de cabeça com tamanhos de base, sem contar que terá miniaturas lindas.

Talon

 

Cenários

Além da mesa, você precisa criar um campo de batalha em cima dela para as suas miniaturas lutarem até o fim. Campos de batalha geralmente tem prédios, montanhas, ruínas, veículos abandonados, crateras, muros, trincheiras… muito disso você pode criar em casa, e pintar com as mesmas tintas para a pintura de miniaturas, criando cenários bonitos e práticos. Existem também vários cenários prontos para você comprar, caso não se sinta tão criativo. Se nenhuma destas opções é possível no momento, uma simples toalha verde pode virar um gramado ou uma toalha branca pode virar um campo nevado, e livros podem se tornar montanhas… o que importa é criar lugares interessantes para as suas miniaturas se protegem do fogo inimigo e tornar a batalha mais interessante!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A mesa não precisa ficar forrada de cenários – uma conta boa é é dividir a mesa em quatro quadrantes, e espalhar pela mesa elementos de cenário capazes de cobrir cerca de um quadrante inteiro.

Dados

No Warmachine e Hordes não precisamos de tantos dados assim quanto em outros Wargames, a maioria das rolagens são decididas com 2D6, rolagens boosted com 3D6 e rolagens especiais variando de 3D6 a 5D6. É recomendado que você tenha 6D6 ou seis dados de seis faces, cinco com cores iguais e um dado com uma cor diferente. Esse dado serve normalmente como um dado de localização para diversas regras especiais, além de agilizar em rolagens de dano para Warbeasts e Warjacks.

Warmachine-dice

Fita Métrica

O quanto suas miniaturas andam por turno, se o seu disparo alcança aquela unidade inimiga… tudo no Warmachine e Hordes é medido, por isso você precisa de uma fita métrica, as medidas do WarmaHordes são feitas em Polegadas, logo vc precisa de uma fita métrica que tenha medidas em polegadas.

Muito provavelmente você já tem uma em casa. Pode ser qualquer fita métrica, desde aquelas flexíveis de corte e costura até aquelas retráteis (trenas) usada por marceneiros engenheiros (estas são as mais populares e indicadas, inclusive).

Algumas pessoas preferem utilizar outros aparatos para medir distâncias, embora o oficial seja a trena. Particularmente o oponente não é obrigado a aceitar nenhum outro tipo de aparato, já que o mesmo pode permitir pré medições, o que não é permitido no Warmachine e Hordes. Desde que ambos oponentes estejam de acordo não há problemas, porém tenha isso em mente se você for utilizar alguma régua ou template para movimentação com tamanho fixo.

30687

 

A fita não precisa ser grande, 1 metro e meio é mais que o suficiente!

Templates

Além de fita métrica, o Warmachine e Hordes se utiliza de um kit de “réguas”, conhecidos como templates (gabaritos). Eles são muito úteis para se determinar que foi atingido por uma bomba ou uma explosão, assim como um ataque em spray(uma baforada de fogo por exemplo). Pode parecer estranho, mas eles são muito fáceis (e divertidos!) de se usar. Consulte o livro de regras ;).

2.0 SPRAY-tempaltes

Tokiens

Assim como muitos Boardgames, o Warmachine e Hordes utiliza-se de Tokiens de acrílico para Marcar efeitos que estão acontecendo, Buffs e Debufss, além dos Focus e Fury utilizados pelos Warcasters e Warlocks. É recomendável que você tenha alguns para poder marcar esses efeitos de forma simples e para que você e seu oponente se lembrem de formas mais fáceis do que está acontecendo na mesa.

CygnarTokens

Cartas e Marcador de Quadro Branco

As cartas vem com as miniaturas oficiais de Warmachine e Hordes. Mesmo assim elas são um item mais que necessário na mesa, pois contém todas as regras daquela unidade de forma resumida, além de criaturas e soldados com múltiplos pontos de vida, tenham caixas de vida para que você possa marcar. A utilização de Sleeves e uma caneta de Marcador de Quadro Branco(daquelas que apagam), vão ser seus melhores amigos na hora de manter o dano de suas miniaturas atualizado.

Kreoss stat card

 

War Room

WarRoomWebHeader

Alternativamente, ao invés das cartas, você pode querer comprar um aplicativo existente para Android e IOS chamado War Room, ele é oficial da Privateer Press e é algo opcional. As vantagens dele é ter as cartas em um formato digital, marcar dano diretamente nelas, e além disso poder consultar regras rapidamente direto nos termos das cartas, o que é muito fácil e rápido para utilização. É certamente um ótimo aplicativo para todos que jogam muito WarmaHordes.

Tempo

Uma partida de Warmachine e Hordes pode variar bastante de duração, tudo isso vai depender da quantidade de pontos empregada naquela batalha em si – enquanto uma partida com o conteúdo de uma caixa básica pode durar de 30 minutos à uma hora, uma partida de mais de 75 pontos pode durar uma tarde inteira. Então é importante saber quanto tempo você tem disponível para um partida, já que assim você pode decidir o tamanho dos exércitos envolvidos. Sua experiência também conta – quanto mais por dentro você estiver das regras, mais rápido o jogo flui, pois há menos paradas para consultar o livro e resolver cada situação.

 

Atenciosamente

phobos

2 comentários em “Warmachine e Hordes: O Que Você Precisa Para Jogar

    1. Olá Fabiano, infelizmente não existe lugar aqui no Brasil para se comprar miniaturas e Livros oficialmente. Embora você consiga comprar algumas coisas lá na comunidade do Facebook sobre Warmachine e Hordes, pessoas por lá podem estar afim de vender starters e algumas outras coisas. Vale a pena dar um pulo lá.
      https://www.facebook.com/groups/450710395007967/
      Atenciosamente – Phobos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s