Infinity: Operation Icestorm – Fase 1: Testes

Tivemos a chance de experimentar o Operation Icestorm nesse fds(Phobos e Gusula). E deixo aqui relatadas minhas experiências pessoas do jogo.
Primeiramente devo dizer que sempre tive vontade de experimentar Infinity, os motivos são bastante óbvios, é um jogo de Skirmish direto sem frecura, mas sempre tive problemas em conceber algumas das regras do jogo que pra mim não faziam sentido, como as regras de “super soldados” ao fazer o uso de múltiplas ativações com uma única miniatura, mas acho que estou me adiantando muito aqui nesse review, você verá que eu estava errado nessa analise primária do jogo.

2015_11_09_15_49_33

2015_11_09_15_50_10

2015_11_09_15_50_39

2015_11_09_15_51_07

2015_11_09_15_51_38

2015_11_09_15_52_04

2015_11_09_15_52_32

2015_11_09_15_52_56

2015_11_09_15_53_23

2015_11_09_15_53_59

Um jogo direto
Bem Infinity é isso até no mata/mata, um jogo direto. Operation Icestorm começa com uma missão simples com 3 miniaturas de cada lado. Desde o inicio do jogo, ele lembra bastante um jogo de combate moderno, onde as miniaturas estão se esgueirando para entrar em conflito, entrando em pontos melhores de tiro e tentando entrar em cover para se beficiar. O motivo disso é que o cover da nerf no tiro do inimigo e aumenta o ARM(Armor[Armadura]) de sua miniatura. A maioria dos jogos da um bônus, mas em infinity os bônus são consideráveis pra você sempre estar pensando nisso.
O jogo é tático e estratégico. Tático no motivo que você tem de sempre se mover, pensando nas reações do inimigo, aqui existe um sistema chamado ARO(Automatic Reaction Order) que deixa o inimigo reagir no turno dele com algumas ações(Atirar, Esquivar-se por exemplo) e isso sempre tem de ser pensado, já que a maioria das miniaturas do box inicial tem apenas 1 de vida e um tiro pode matar se ocorrer uma falha no teste de Armadura.
O fato do jogo utilizar d20 e não d6 faz com que as chances de falha e acerto sejam consideráveis, nos testes da maioria dos atributos você está testando para tentar conseguir menos ou igual que a quantidade especificada, e nos testes de armor, você está tentando tirar um valor maior que o dano da arma para compensar(vc rola o d20 e soma seu valor de armadura). Bem simples e bem direto. Caso vc escolha uma reação de esquiva, você estará rolando contra um valor fixo da miniatura(PH) que é o valor de atributo Físico dela, caso ela venha a se esquivar de todos os tiros acertados(um teste para cada tiro que acertou ela) você consegue se esquivar com sucesso, se não vc deve fazer um teste de armadura para tentar escapar da morte ou de tomar um ferimento.

Estratégico
A estratégia do Infinity se encontra nos personagens. Cada personagem te da um Ordem, que é basicamente um token de ação que vc pode realizar naquele seu turno. Se você estiver jogando com Tenentes, você recebe uma ação a mais para seu tenente. O tenente é uma miniatura que você escolherá no começo do jogo e anotará em um pedaço de papel escondido, só você sabe quem é seu tenente, ele tem uma Ordem especial que pode ser usada adicionalmente, mas ao fazer isso você revelerá seu Tenente, a morte do tente, faz com que você tenha Ordens Desordenadas no seu grupo, em resumo, ele é o cara que se comunica com as tropas, ao morrer, o grupo tenta realizar ações pessoalmente, essas ordens desordenadas só podem ser realizadas pela própria miniatura, equanto as ordens normais podem ser efetuadas por qualquer miniatura. Existem habilidades que obviamente ignoram a morte do Tenente e todos mantem suas ações normalmente como teriam sem ele ter morrido.
Em resumo, você pode ativar uma miniatura mais de uma vez caso seu tenente esteja vivo, pois ele está passando as ordens específicas para um soldado enquanto os outros estão aguardando para realizar ações.
Além disso um fator estratégico é tentar derrubar o tenente do inimigo, ou pensar em matar as miniaturas mais fracas para nerfar o número de ordens do inimigo, ou até mesmo matar as miniaturas mais fortes primeiro por que elas podem dar alguma dor de cabeça pra você.

Novamente Tático
O Deploy, posicionamento e distância fazem a diferença no jogo. As armas tem distâncias efetivas que podem dar bônus para o acerto, aqui uma vez acerto o ataque, o dano é algo fixo, provido da arma, e o oponente deve realizar um teste de Armadura para ver se conseguirá sobreviver, caso ele não tenha escolhido fazer um teste de esquiva(como dito acima).
O mais legal é pensar em qual reação vc fará, atirar? esquivar? afinal se você fazer um ARO de tiro, o seu tiro pode ser efetivo o bastante e matar o oponente, ou até mesmo negar um de seus ataques. Ou seja, você tem de pensar nas probabilidades para minimizar seus erros.

Em Resumo dos Primeiros combates
Operation Icestorm é uma caixa muito bacana por vir com terrenos e regras simples que vão se expandido conforme você vai jogando. Infelizmente as regras não estão tão diretas no ponto de não cobrir algumas excessões, mesmo assim como Wargamers mais veteranos, podemos olhar o livro de regras do Infinity que é disponibilizado gratuitamente pela Corvus Belli(fabricante do jogo) no site deles.
Além disso o suporte do jogo é extraordinário, pois existe um programa para você criar suas listas na internet, baixar a lista no seu computador e imprimir em um formato bem direto, o que é muito bom a se ter nas mãos para consulta de forma rápida.

Próximos Passos
Um combate de infinity se passa efetivamente em uma mesa de 48″ por 48″, operation Icestorm tem uma mesa menor de propósito 32″ por 24″, mas ele não tem o número de pontos padrão de um combate para o ITS(Infinity Tournament System) que é recomendado 300 pontos.
Mesmo assim terminaremos de testar a Operation Icestorm e jogar algumas missões antes de expandir. Já compramos o recomendado para se jogar pela Corvus Belli e estamos esperando os terrenos novos e miniaturas para testarmos o jogo efetivamente no próximo jogo.
Tempo de jogo do infinity geralmente é de 15 a 25 minutos no Operation Icestorm, mas em jogos efetivos entre 25 a 60 minutos, é um jogo bem rápido e direto pra quem não tem paciência para montar e desmontar muitas coisas. Os terrenos de papel providos são montados rapidamente, no mesmo estilo de Dropzone commander, e são bonitos e em 3d o bastante para serem práticos sem tirar o sentimento do jogo em questão.

Considerações Finais
O jogo é extremamente divertido, direto e rápido o suficiente para se jogar diversas partidas de uma vez só. Espero poder jogar mais desse game sinceramente e quem sabe, ainda participar do ITS um dia. Mas ainda falta terminar de jogar a Operation Icestorm por completo, assim como pintar todas as miniaturas, que são muito bem feitas por sinal.

Atenciosamente

phobos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s