Warhammer 40k – O que você precisa para Jogar? Parte 1 – Resumo (v.2017)

Antes de começarmos a falar de regras e como colecionar o seu exército favorito, vamos dar uma olhadinha no que mais você precisa para jogar 40K. à primeira vista parece muita coisa, mas muito disso você já tem em casa, ou é bem fácil de providenciar. O resto você consegue comprar junto com as miniaturas à preços bem acessíveis.

Nota: Esse post foi originalmente criado pelo fundador do blog e um dos membros que ajudou a fundar o CAW(Verythrax), é importante dar o crédito correto pra ele, eu estou aqui para realizar um revamp do mesmo. Estarei realizando um post sobre “Maneiras de Começar” e o que comprar. O Post sobre o que comprar inicialmente será bem genérico afinal, tudo vai depender do Clube de Wargames que vc tem nas suas proximidades, caso você não tenha nenhum grupo desses, o seu trabalho vai ser um pouco mais difícil e possívelmente caro, mas não impossível, desde que seja algo que você realmente quer.

Vamos tirar o primeiro Esqueleto do Armário

Bem todo mundo que começa no hobby geralmente tem essa dúvida, eu realmente a tive e conversando com outros que começaram também realmente a dúvida surgiu. Quando falamos de Warhammer 40k ou até mesmo Age of Sigmar, nós sempre enfrentamos o medo inicial da PAN PAN PANNNNN!!!! Pintura. Você ficará com receio de começar um hobby as vezes que você terá trabalho, e as vezes você só quer jogar. Mas eu posso lhe dizer que pintar e jogar acabam dando as mãos, o quanto mais você joga, as chances são que você vai querer pintar mais. Cada batalha que você passa com miniaturas cinzas ou apenas primadas, faz com que você queira pinta-las, ainda mais se forem miniaturas que você está usando direto. Tendo isso em mente, ainda não Brasil não está disponível os kits de pinturas iniciais da Games Workshop, mas você pode encontra-los fácilmente no Ebay, são kits que vê algumas miniaturas, e outros com algumas tintas. Você pode tirar esse seu medo fazendo uma compra menor e mais “Safa” para seu bolso, uma vez que tudo chegar e você se sentar na mesa para montar e pintar, você verá que não é um bicho de 7 cabeças. Tudo são truques e espelho, as vezes técnicas. Pintar é viciante e as vezes você pode acabar movendo de um pincel normal para um aerógrafo, e as coisas vão escalando.

99170199012_spacemarinepaintset01
Space Marines Paint Set, 3 Marines, 1 Pincel, Tintas, Wash e Verniz, tudo que você precisa para Perder o medo sobre pintar ou não pintar!

Sinceramente não se importe com as miniaturas profissionais ou com pintores exímios, pelo contrário, peça dicas a essas pessoas que você acha que pinta muito bem, peça para elas te ensinar a como colocar a tinta nas miniaturas, essa parte do hobby não é nada sobre inveja ou até mesmo frustração, e sim sobre aprendizado, se você quer ter miniaturas mais bonitas na mesa, é hora de rolar essas mangas pra cima e começar a fazer você mesmo ;).

Alternativamente você pode pagar pra alguém pintar suas miniaturas, embora, isso envolva tempo e dinheiro, lembre-se disso, ter a miniatura para jogar, mesmo que for no Primer, é melhor do que não ter ela de maneira nenhuma :).

Aqui eu fiz um relato sobre o Hobby na perspectiva de alguém que quer começar a jogar, se você já pinta miniaturas, ótimo, espero que convençamos fazer você a jogar ao invés de só pintar, as regras podem ser um pouco complicadas de inicio, mas com prática e tempo elas ficam mais simples e você erra muito menos em tudo.

Você precisará de um ….. Oponente

Bem, como o Warhammer 40K é um jogo de guerra, espera-se que pelo menos dois exércitos se enfrentem… então você precisa de pelo menos UM oponente para jogar CONTRA você. Você pode apresentar o jogo para a sua família e seus amigos, e conseguir que eles joguem com você. Mas se você é de Campinas ou das cidades próximas, você já está no blog certo para encontrar adversários, já que este é blog do nosso clube, formado por jogadores de 40K 😉

Se você é de outra região do país, entre na comunidade do Facebook do Warhammer Brasil – é lá que os jogadores de 40K de todo o Brasil se reúnem para trocar idéias e conhecer novos oponentes. Foi assim por exemplo que o nosso clube foi formado!

10259979_10151967658542000_8963229559952993000_n
Seja bem vindo à comunidade Brasileira de Warhammer

Encontrar oponentes pode ser um processo complexo ou não. Se sua cidade possui lugares ou pontos onde tem pessoas que jogam RPG ou Boardgames, você pode começar por lá. Leve algumas miniaturas pintadas, ou mesmo as de plástico, mostre pra eles, obviamente você deverá ter um starter para dois jogadores ou dois exércitos básicos pequenos.  A chave de convidar alguém para o hobby ou para um jogo é que eles não tenham de gastar nada com isso no inicio, afinal quando você joga RPG e Boardgames geralmente é a mesma coisa, você começa vendo os jogos na casa de um amigo e então o interesse é construido ou não, as vezes o cara vai ser só uma pessoa que aprende a jogar bem e gosta de jogar, resumindo, de qualquer forma você encontrará um ou outro oponente dessa forma, o que é muito bom, se o interesse do hobby for grande nele, você terá a responsabilidade de ajudar ele com seu conhecimento para que ele possa iniciar também e comprar suas miniaturas.

1403404_682566351754021_1939848437_o
Caso você esteja na região de Campinas, esse ai(Gusula) é um oponente exímio 😀

Mesa

A mesa de uma partida “oficial” (usada em campeonatos) de 40K é de 4″ x 6″ (pés), o que dá cerca de 1,22m x 1,83m. Mas é claro que você não precisa de uma mesa EXATAMENTE deste tamanho – algo próximo já está muito bom. Este tamanho é ideal para partidas entre exércitos de 1500 à 2000 pontos. Se você está começando, dificilmente você terá tudo isso de miniaturas, então pode jogar em mesas menores sem problema.

Esta mesa é bem menor que a oficial, mas é perfeita para um jogo com apenas este número de miniaturas.

Felizmente a Games Workshop fez uma caixa básica menor, com custo mais acessível que você pode comprar. É a chamada Kill Team, tem mais ou menos 200 pontos, você pode jogar em mesa de tamanhos menores e se divertir com ele.

60010699008_engkillteam01
Space Marines e Tau podem não ser sua Opção inicial, mesmo assim o Kill Team vem com as Regras para que você possa aprender a jogar 40k, é simples e enxuto o bastante para não assustar ninguém!

Embora ele utilize as regras do 40k e as dele, nem todas as regras são aplicadas para o jogo, por exemplo Veículos mais complexos não podem entrar no jogo, e muitas regras especiais também não. É uma caixa desenvolvida para ser uma porta de entrada(ou diria eu um atalho) para o hobby em questão. Recomendo a todos aqueles que não estão muito certos sobre entrar no hobby para experimentar, mas saiba que uma batalha de 40k será mais longa, com mais unidades, e muito mais épica que uma batalha de Kill Team, tendo isso em mente, podemos prosseguir. Clica no Link 😉 para ver um Unboxing em inglês sobre o Kill Team.

Link_Artwork_2_(The_Minish_Cap)
Clica no Link

Regras

Sendo um jogo, Warhammer 40K tem as suas regras – logo o livro de regras se faz necessário. Como o 40K é um jogo que existe faz uns 30 anos, várias edições dele já saíram, a versão atual do mesmo é a Sétima Edição e rumores dizem que estamos caminhando para a Oitava. Quando esse artigo foi criado estávamos na Quinta, indo para a Sexta :D(agora você está entendendo por quê ele precisa de uma reatualização). Da Sexta para a Sétima edição tivemos uma mudança de paradigmas. Anteriormente o livro vinha com todo o Fluff(as histórias) e regras juntos. A Games Workshop decidiu dividir isso, fazendo em questão 3 livros(um pacote) com o livro básico de regras. Sendo um livro apenas para Fluff, outro apenas para miniaturas(sendo uma espécie de catálogo de pintura para que você possa se inspirar e ver quais cores você quer) e o terceiro sendo assim o livro de Regras. É possível comprar lá fora ou até mesmo aqui(já vi alguns vendedores do mercado livre vendendo) uma versão com apenas as regras. A capa do livro de Regras tem um Haemunculus de Dark Eldar, é uma espécie de elfo meio estranho que lembra um pouco o doutor octopus do homem aranha(estou falando dessa forma pra que se você não sabe o que eles são em quesito de história possa bater a cara no livro se saber qual é o livro de regras 😀 ).

60040199041_40kstandardedition02
Os 3 Livros e o Case, Só pra constar, o de regras é o único deitado ai ;).

Alternativamente a Games Workshop faz algumas caixas de Starter para dois jogadores e essas caixas normalmente são um Bundle, tudo para que dois jogadores possam ter para iniciar a jogar(Templates, Dados, até mesmo uma régua em polegadas que é uma merda, dados de Scatter, miniaturas, vai faltar o oponente, mesa e cenários 😉 ). Essas caixas normalmente vem com um set de regras da sétima edição(em uma versão portátil). Tivemos 3 sets de iniciação na sétima edição e dois deles foram edições mais limitadas. Atualmente a caixa básica que você pode conseguir é a chamada Dark Vegeance. Cuidado, essa caixa foi vendida também na Sexta edição, então tenha certeza que está pegando a caixa correta se o seu interesse é no livro de regras da sétima, caso contrário, não importa muito.

cover
Se a “Tampa” da Caixa for essa, é a Dark Vengeance da 7th Edition :D.
dv2
Dark Vengeance da 7th Edition

A mais e esse lance que você disse ai Phobos sobre a Oitava?

Bem cara, vou ser sincero, é uma questão sua, você comprando tudo isso ai vai jogar numa boa e até mesmo aprender bem como jogar. Enquanto não existir um livro novo, se você quiser pegar a Dark Vengeance é sempre uma boa, caso esteja um pouco receioso para comprar o livro de regras novo, espere!

Se você tiver um amigo que possui o livro, o pegue emprestado e leia as regras. Existem alternativas que eu …. hummm desconsidero nesse Tutorial pra você, mas digamos que o google pode te dar mais informações sobre como encontrar o set de regras…. hmmmm cof cof cof cof! O que eu estava falando mesmo? a sim, sobre como iniciar né?

061f90a4-e367-438c-9782-581bd0d38076
Essa é a caixa Antiga, mesmas minis, set de Regras Antigo, lembre-se disso

Codex

Como cada exército tem suas peculiaridades e regras específicas, sabiamente a Games Workshop decidiu lançar as regras de cada exército num livro separado – desta forma, o livro de regras não precisa ser uma “bíblia”, para acomodar todas as regrinhas, até aquelas que se aplicam à uma única miniatura específica.

Logo, além do livro de regras, você precisa do codex do seu exército. Saber qual é o codex certo para o seu exército pode ser um pouco confuso à princípio, mas é na verdade bem simples:

  • Cada exército tem um codex de mesmo nome – exemplo: os Eldar utilizam o “Codex: Eldar”, Grey Knights utilizam o “Codex: Grey Knights”, com as seguintes exceções:
  • Dark Angels Space Marines utilizam o “Codex: Dark Angels”;
  • Space Wolves Space Marines utilizam o “Codex: Space Wolves”;
  • Blood Angels Space Marines utilizam o “Codex: Blood Angels”;
  • Os demais capítulos de Space Marines (Ultramarines, White Scars, etc) utilizam o “Codex: Space Marines”.
codexspacemarines
Vou fingir uns 5 minutos de ignorância sobre os Livros de Campanha e Codex Supplement de outros Codex. Sim eles lançam expansões e é legal pacas, principalmente pra quem está inserido no contexto dos jogos, logo existem mais excessões das apresentadas acima, como Livros específicos para Formações e para Unidades e alguns Capítulos de Space Marines a mais como Imperial Fist e Iron Hands, mas acredito que você vai descobrir isso assim que estiver inserido no contexto total, ou caso queira jogar com algum desses capítulos em questão. Exemplo o Codex de Bloodangels ganhou um Codex Supplement chamado Blade of Sanguinius focado em Deathguard e outras unidades, é um pouco desnecessário listar todos para vocês, mas saibam que existem muitas opções atualmente.

Miniaturas

Esta é a parte mais óbvia – como estamos falando de um jogo de miniaturas, você precisa de… miniaturas! Claro que se você e seu oponente concordarem, você podem até jogar com bolinhas de papel e tampinhas de garrafa – mas aí se vai grande parte da diversão.

Mas que miniaturas utilizar? Para saber isso, você precisa consultar o codex do seu exército. Lá estão descritas todas as unidades (esquadrões, tanques, etc) que o seu exército pode utilizar, e mostra as miniaturas que pode ser usadas em cada um deles. No 40K , você precisa de no mínimo dois esquadrões de “tropas” (dois esquadrões de 5 a 10 Space Marines) e um “HQ” (comandante – como um capitão dos Space Marines, por exemplo). Por isso você precisa consultar o codex do seu exército e ver quais são as opções de tropas e HQ disponíveis. Nós vamos falar mais disso no próximo artigo 😉

99120101120_badeathcompany01

Em teoria você pode utilizar qualquer miniatura de qualquer fabricante, embora isso não seja muito recomendado, acredito que o te trouxe para o hobby em partes foi a estética. Então mesmo assim tenha em mente que se você quiser testar uma tropa nova e você não possuí mas está pensando em comprar, converse com seu inimigo e faça um “Count as” falando que essa tropa X conta como uma tropa Y, lembre-se de colocar modelos discrepantes para que fique fácil para você e para seu oponente verem que aquela tropa que se destaca como um dedão inflamado é na realidade uma tropa diferente :D.

Cenários

Além da mesa, você precisa criar um campo de batalha em cima dela para as suas miniaturas lutarem até o fim. Campos de batalha geralmente tem prédios, montanhas, ruínas, veículos abandonados, crateras, muros, trincheiras… muito disso você pode criar em casa, e pintar com as mesmas tintas para a pintura de miniaturas, criando cenários bonitos e práticos. Existem também vários cenários prontos para você comprar, caso não se sinta tão criativo. Se nenhuma destas opções é possível no momento, uma simples toalha verde pode virar um gramado ou uma toalha branca pode virar um campo nevado, e livros podem se tornar montanhas… o que importa é criar lugares interessantes para as suas miniaturas se protegem do fogo inimigo e tornar a batalha mais interessante!

Mesa simples: uma toalha e poucos cenários.

A mesa não precisa ficar forrada de cenários – uma conta boa é é dividir a mesa em quatro quadrantes, e espalhar pela mesa elementos de cenário capazes de cobrir cerca de um quadrante inteiro.

Dados

“Cubo” de dados

Assim como nos RPGs, os combates de 40K são decididos nos dados. Claro, cada miniatura tem seus atributos, mas eles só tornam mais fácil ou mais difícil uma rolada de dados, ou influencia no número de dados que você rola. O Warhammer 40K só utiliza dados de seis faces (do mesmo tipo que você utiliza no WAR), chamados de D6s, para facilitar. Você vai precisar de muitos deles, já que geralmente você rola 6, 10, 20 dados de cada vez, dependendo do exército e da unidade que for usada. As caixas básicas já vem com uns dez dados, mas você pode comprar eles em práticos “cubos” de dados com 27 unidades. Eles vem em uma caixa que também serve de dado, que é bem prático para fazer a contagem de turnos. A vantagem destes é, que além da embalagem, eles vem com os dados de “scatter” e artilharia, que são especiais para o jogo – mas você não precisa obrigatoriamente deles, e se preferir, você pode comprar quaisquer D6s que preferir, no eBay e outros sites, ou na sua comic shop favorita.

D6s + Scatter e Artillery dice.

Fita Métrica

O quanto suas miniaturas andam por turno, se o seu disparo alcança aquela unidade inimiga… tudo no Warhammer 40K é medido, por isso você precisa de uma fita métrica.

Muito provavelmente você já tem uma em casa. Pode ser qualquer fita métrica, desde aquelas flexíveis de corte e costura até aquelas retráteis (trenas) usada por marceneiros engenheiros (estas são as mais populares e indicadas, inclusive). Mas você pode usar até uma régua, se quiser (a caixa básica acompanha varetas plásticas divididas em polegadas) – o legal da fita retrátil é que ela pode ser “dobrada”, o que ajuda muito pra saber se os seus marines vão conseguir andar o suficiente naquele turno para se esconder atrás daquela esquina. O importante é que tudo no Warhammer 40K é medido em polegadas, então a sua fita ou régua tem que ter esse tipo de medida. Se tudo mais faltar, basta lembrar que uma polegada equivale à 2 centímetros e meio, aproximadamente 😉

Fita métrica retrátil (trena)

A fita não precisa ser grande, 1 metro e meio é mais que o suficiente!

Templates

Além de fita métrica, o 40K se utiliza de um kit de “réguas”, conhecidos como templates (gabaritos). Eles são muito úteis para se determinar que foi atingido por um míssil ou uma explosão, assim como um lança-chamas. Pode parecer estranho, mas eles são muito fáceis (e divertidos!) de se usar. Consulte o livro de regras 😉

Templates: Lança-chamas e explosão (grande e pequena)

Tempo

Uma partida de 40K pode variar bastante de duração – enquanto uma partida com o conteúdo de uma caixa básica pode durar de 30 minutos à uma hora, uma partida de mais de 2.000 pontos pode durar um dia inteiro. Então é importante saber quanto tempo você tem disponível para um partida, já que assim você pode decidir o tamanho dos exércitos envolvidos. Sua experiência também conta – quanto mais por dentro você estiver das regras, mais rápido o jogo flui, pois há menos paradas para consultar o livro e resolver cada situação.

Acredito que isso cubra a sessão de como iniciar no Hobby. Embora ainda farei uma sobre como iniciar com cada exército, embora seja uma sessão relativamente fácil, essa primeira parte cobre tudo que você tem de ter, a parte dois, cobriremos mais sobre os exércitos e miniaturas, espero que estejam anciosos por essa parte como eu. Sem mais delongas, atenciosamente.

Phobos.

Modificado, Atualizado e Incrementado por Phobos

phobos-ending

Post Originalmente Feito por Verythrax

960

Um comentário em “Warhammer 40k – O que você precisa para Jogar? Parte 1 – Resumo (v.2017)

  1. Muito bom ajuda a quem nunca viu esse tipo de jogo antes!!! quando sair a 8th por favor faz com detalhes o review.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s