Warhammer 40K: Composição dos Exércitos

No nosso último artigo, falamos do que você precisa para jogar. Apesar de dados, trena e tudo mais serem necessários, nada acontece se não tiverem pelo menos dois exércitos na mesa – por isso você precisa construir o seu exército para jogar.

Depois de escolher o seu exército (Space Marines, Tyranids, Orks, etc) você precisa montar a sua lista de exército (também conhecida como roster), que nada mais é que uma lista de unidades que combate que você vai usar na partida. Cada unidade custa pontos, e por isso você e o seu oponente devem concordar em qual será o tamanho da partida – 500, 1000, 1500 pontos – o que significa que cara lado poderá gastar aquela quantidade de pontos em sua lista.

Uma lista de exército só tem basicamente duas limitações:

  1. A lista deve conter pelo menos 2 opções de Troops e 1 opção de HQ (veja abaixo);
  2. A lista não deve exceder o máximo de opções para cada uma das categorias (veja abaixo também).
Tabela organizacional

Isso não limita muito suas opções e criatividade das listas, já que para atingir o máximo das categorias você vai precisar ter uma lista MUITO grande, que geralmente vale muitos mais pontos que uma partida “padrão de 40K”, que gira em torno de 1500 a 1850 pontos, sendo que 2000 pontos geralmente é o máximo de uma partida (existem regras separadas para “mega” partidas com mais de 2000 pontos, mas não vamos falar disso agora), e numa partida pequena para quem está começando a necessidade de 2 Troops e 1 HQ podem facilmente ser ignoradas.

Veja abaixo as categorias de unidades que compõe um exército de 40K:

Troops (Tropas)

São a parte mais básica do seu exército – os soldados, pura e simplesmente. Geralmente estão à pé, e são equipados com as armas mais básicas do seu exército – Space Marines com bolters, Imperial Guard com lasguns e assim por diante – mas você pode apimentar as coisas, adicionando um lança-chamas aqui e um lança-mísseis ali. A maioria dos exércitos tem a opção de se comprar um transporte dedicado (geralmente algum APC – transporte de tropas) para que suas tropas não tenham que marchar pela mesa inteira.

Os pelotões de soldados da Imperial Guard são uma opção de Troops.

Você precisa de no mínimo duas opções de tropas na sua lista, num máximo de seis tropas numa lista.

HQ (Comando)

Estes são os comandantes do seu exército – afinal, alguém precisa comandar as tropas que você já comprou acima certo? Dependendo do exército, o comandante pode ser desde um simples guerreiro com o cargo de comando, até heróis, que inspiram as tropas e é capaz de enfrentar os maiores perigos sozinho. Alguns exércitos permitem que estes comandantes tenham guardas de honra para acompanhá-los, ou permitem que ele se junte à algum outro exquadrão. Nestes casos, geralmente ele também pode ter um transporte dedicado para ele e seus acompanhantes.

Os heróis dos Space Marines são uma opção comum de HQ.

Você precisa de no mínimo de uma opção de HQ na sua lista, num máximo de dois HQs numa lista.

Elites

Como o nome já diz, estes caras são a elite – expecialmente treinados em algum aspecto de guerra  – snipers, combate corpo à corpo, infiltração – eles são os SEALs, o Delta Force, são o que há de melhor no seu exército. O que eles podem fazer pode variar MUITO de exército para exército, e geralmente estes caras são MUITO bons naquilo que o seu exército já é especialista – por exemplo, se os Orks já são um oponente formidável no combate corpo à corpo, imagine as suas tropas de elite!

A Wolf Guard é uma opção de Elites para os Space Wolves.

Você pode ter no máximo três opções de Elites na sua lista de exército.

Fast Attack (Ataque Rápido)

Estas são as unidades de seu exército especializadas em ataques-relâmpago – é geralmente composta de veículos voadores ou tropas e veículos com boa velocidade, como naves de ataque ou soldados com jump packs. São muito úteis quando você precisa chegar no oponente (ou no objetivo) RÁPIDO – ou fugir rapidamente, também. Veículos muito rápidos são mais difíceis de serem acertados por fogo inimigo, e podem fazer a diferença na hora H.

Você pode ter no máximo três opções de Fast Attack na sua lista de exército.

Esquadrões de War Bikes são uma opção de Fast Attack para os Orks.

Heavy Support (Suporte Pesado)

São estes caras que você deve chamar quando você precisa de poder de fogo. Eles são especialistas em fazer cair fogo do céu sob o seu inimigo, às custas da mobilidade. Enquanto as unidades de Fast Attack são rápidas, mas com menor poder de fogo, o Heavy Support é seu oposto. Tanques, unidades lentas ou estacionárias, armadas de metralhadoras pesadas, canhões e lança-mísseis. Todas as armas de artilharia do jogo, com tiro indireto, se encontram aqui.

Os Basilisks da Imperial Guard são um ótimo exemplo de Heavy Support.

Você pode ter no máximo três opções de Heavy Support na sua lista de exército.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s